Run a plan before the buf function

Marcos Côrtes
Hello jason developers.

I has a problem and maybe you can help me.

In short, I has built a change in the original BDI architecture and I add a function F before the buf jason's function. This F function only can change a subset of beliefbase and cannot change desire/intention base (for example, it cannot call !goal).

My problem is that this functions are implements in java. But would be interesting the user can build a jason plan with a especial tag.

For example: There is the plan:

@my_F_function[atomic]
+true:a & b & c
<-
    .internalActionA;
    action;
    -b_a; //"b_...." is the beliefs that this plan can change.
    +b_b;
    .

This plan, because use the tag "my_F_function" not will belong to the Intention Base and each turn the architecture will check the beliefbase for the a, b and c beliefs. If it is true, will run the plan (every atomic).

Could you help me talk some tips and when I begin read and change the Jason? (ex. TS, methods, etc...)

Thanks,

I hope I'm not asking for much.

In portuguese:

Olá desenvolvedores,

Eu tenho um problema e talvez vocês poderiam me ajudar....

Eu desenvolvi uma extensão da arquitetura BDI conceitual e tenho de implementá-la em Jason agora. Mas existe uma característica que eu não consegui mapear totalmente:

Em resumo: eu adicionei um função "F" na arquitetura BDI que deve ser executada antes da BUF do Jason. Esta função F só pode alterar um subconjunto da BeliefBase e não pode mudar a Desire Base (não pode adicionar uma meta com "!goal");

Eu consegui implementar a função F em java, mas seria melhor que eu pudesse implementar um planos em Jason e pude-se "rotulá-los" para que minha extensão do jason o considere como um plano que representará a função F (ou vários planos).

[o mesmo exemplo de plano anterior]

Este plano, que usa a tag "my_F_function", não será adicionado na IntentionBase. Além disto, o sistema sempre irá checar a BeliefBase se as crenças a, b e c. Caso positivo, ele irá executar o plano de forma sempre atomica.

Meu pedido é se vocês não poderiam me ajudar dando dicas de onde posso começar a estudar e mudar o Jason (como por exemplo o TS, metodos, e etc...)

Obrigado e espero que não esteja pedindo muito, rs.

Ass: Marcos Côrtes
Mestrando Computação - UFF